sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Alimentação na gravidez


Olá futuras mamãs!!

Hoje venho falar de alimentação durante a gravidez, já aqui falei de exercício num post anterior (aqui), mas alimentação sem exercício não funciona e vice versa!!



Eu falo principalmente da minha experiência, como tem sido nestes últimos tempos!!

Primeiro de tudo sempre fui uma mulher preocupada com o peso, ou seja sou daquelas que temo a balança (mas não sou escrava dela), por isso sempre tive cuidado com alimentação!! Não considero que faça dieta, mas sim comer saudável!! Que é tentar tem uma dieta equilibrada, variada e completa, de acordo com os princípios da Roda dos Alimentos. Ou seja eu não me privo de nada, pelo contrário como de tudo, mas com regra!! E como eu já fazia isso, com a gravidez mantive, não alterei nenhum hábito alimentar, apenas adicionei a ingestão de mais cereais, porque ajuda a saciar a fome, é nutritivo e ainda melhora o funcionamento do nosso sistema!!

Tento comer de 3 em 3 horas, para nunca ter muita fome e ter o estômago saciado, a regra é saber comer!!

Começo pelo pequeno almoço, que é sempre por voltas das 7.20h da manha, bem cedo L L, tomo sempre uma caneca de leite magro com uma colher de descafeinado e outra de linhaça, não uso açúcar, opto sempre pelo adoçante!! Para acompanhar o leite é pão prokorn com geleia, agora que estou grávida optei por geleia sem açúcar por causa dos diabetes gestacionais… ao pão ainda acrescento uma fatia de queijo para cortar o doce…

Por volta das 10h mais coisa menos coisa, tomo uma chávena de chá ou cappuccino!!  Conforme a vontade, acompanho com tostas simples, ou bolachas maria…

Na minha pausa para almoço, geralmente começo por volta do 12.45h, e como almoço fora de casa, sou adepta da marmita!! Por isso preparo previamente o almoço, tem sempre, e quando digo sempre é mesmo sempre!! Sopa… adoro!! E a minha sopa é sempre muito consistente, leva muitos legumes, incluindo batata, feijão, por aí fora… depois da sopa ainda como um pouco do que tiver “sobrado” no dia anterior, ou então uma salada!! Como fico satisfeita não como sobremesa, mas passado umas duas horas e pouco como uma maça que no caso devia ser a sobremesa… mas como não consigo comer tudo, divido!!

Na hora do lanche opto sempre pela fruta, iogurte e cereais, junto tudo numa taça e digo-vos sabe pela vida!!
Depois vem o jantar, aí já não como sopa, opto sempre por uma salada ou legumes cozidos que adoro e com este frio sabe muito bem!! Depois alterno entre carne e peixe, ou seja, num dia carne noutro dia peixe, e os acompanhamentos a mesma coisa, num dia arroz, noutro batata e por aí fora!! Geralmente também não como sobremesa…

Ultimamente antes de deitar também tenho bebido chá, regra geral tento fazer uma caminhada a seguir ao jantar (nem sempre consigo L) então depois da caminhada, um banho bem quente, um chá vai muito bem, ás vezes acompanho com dois biscoitos!! Depende…

Ah já me esquecia de referir… água!! Beber muita água, eu bebo entre 1,5l a 2l, gosto muito de água, acho que nem bebo por sede, é vicio mesmo!!

Este plano alimentar é de segunda a sábado!! Porque ao domingo é o descalabro… acordo tarde… pequeno almoço sempre pão branco com manteiga e na mesma o leite!! Almoço em casa da mãe… batata, arroz, carne… tudo junto \0/ \0/ e ainda sobremesa!! Dia da desgraça… lanchar muito raramante, porque fico “cheia” do almoço até não poder mais… jantar leite com cereais!! O domingo é para esquecer… não é exemplo a seguir!!

Segunda volta tudo à normalidade J J
Saliento que não alterei muito os meus hábitos alimentares por estar grávida, porque já os tinha!! E até agora tem corrido muito bem, tanto a nível de peso como a sentir-me bem!! Que é o mais importante é sentirmo-nos bem com nós próprias!! Eu não segui o lema de ter de comer por dois…comer bem sim, principalmente fruta e legumes, porque o que faz bem a nós também faz bem ao bebe!!

Mas atenção não somos todas iguais, e cada uma deve fazer da maneira que achar melhor!! Só que saliento que esta é a minha versão e opinião!!

Beijinhos, Beijinhos,

Lipa ***


Sem comentários:

Enviar um comentário